Atendimento: 09 - 17h | Seg-Qui.81 3221-2218 / 99749-1888 secretaria@faculdadea.com.br financeiro@faculdadea.com.br ouvidoria@faculdadea.com.br

Especialização

Especialização em Mediação e Arbitragem

O curso baseia-se na busca de uma melhor qualificação profissional daqueles que atuam ou pretendem atuar na área mediação, negociação e arbitragem. Em plena era do conhecimento, não há como prescindir da capacitação, da atualização constante, mormente no que se refere à solução extrajudicial dos conflitos, tema, hoje associado à construção de políticas de pacificação social em substituição à cultura da litigiosidade.

Mas, em se tratando de um curso de especialização, e não um simples curso de capacitação, os conteúdos do conjunto das disciplinas albergam todo o conteúdo programático mínimo previsto na Resolução n° 125/2010 do CNJ, mas extrapolam, sobremaneira, aquele conteúdo para se amoldar as premissas conceituais, metodológicas e acadêmicas, próprias de uma pós-graduação, ainda que lato sensu.

Objetivos do Curso

Incentivar e promover uma cultura de paz para uma nova postura dos profissionais diante das controvérsias sociais e econômicas, sem descurar do comprometimento com as estruturas de educação afinadas com o Estado de Direito e os deveres da cidadania.

Desenvolver profissionais com visão sistêmica e capacidade de reflexão das estruturas normativas e conceituais da conciliação, da mediação e da arbitragem em toda a dimensão do fenômeno da resolução de conflitos nas diversas relações sociais e profissionais.

Desenvolver habilidades para aplicação dos métodos e das técnicas de resolução de conflitos e problemas sem litigiosidade;

Atualizar e aprofundar os conhecimentos dos administradores, Advogados, Antropólogos, Contadores, Economistas, Educadores, Engenheiros, Psicólogos, Sociólogos e graduados em todas as áreas do conhecimento, capacitando-os para o exercício crítico e prático das técnicas de solução de conflitos;

Suprir a necessidade de desenvolvimento profissional, mediante o fornecimento de conhecimentos especializados sobre as diversas técnicas de pacificação de conflitos, segundo a recente normatização feita pela Lei nº 13.140, de 26 de junho de 2015 (mediação), do novo Código de Processo Civil e Leis nºs 9.307/96 (Arbitragem) e 9.469/97 ( mediação).

Fomentar a criação de núcleos de operadores de mediação e arbitragem de atuação em áreas específicas, tais como os setores empresarial, imobiliário, trabalhista e naqueles em que há maior quantidade de conflitos sociais.

Competências a serem desenvolvidas

  • Domínio das técnicas e das ferramentas jurídicas disponibilizadas nos espaços jurídico-acadêmicos e profissionais;
  • Atuação profissional na solução de conflitos com aplicação prática das técnicas desenvolvidas ao longo do curso, inclusive no âmbito da mediação judicial.

Público Alvo

Profissionais das diversas áreas do conhecimento, especialmente Administradores, Advogados, Antropólogos, Contadores, Economistas, Educadores, Engenheiros, Psicólogos, Sociólogos e graduados em todas as áreas do conhecimento. Também interessa, em especial, aos profissionais das carreiras de Estado, como Magistrados, Membros do Ministério Público e das Procuradorias.

Duração

18 meses de atividades letivas em sala de aula e 03 meses de atividades de orientação e de elaboração do Artigo Científico.

Carga Horária: 408 horas aula.

Inscreva-se