
Atendimento: 09 - 17h | Seg-Qui.81 3221-2218 / 99749-1888 secretaria@faculdadea.com.br financeiro@faculdadea.com.br ouvidoria@faculdadea.com.br
O processo editorial da RIFA ocorre em 3 etapas eliminatórias, descritas a seguir:
1. Na primeira etapa o artigo recebido é analisado pelo Editor e na sequência pelo Coeditor para a qual o artigo foi submetido para revisão de admissão (desk review). Os editores podem eventualmente solicitar um parecer às cegas dupla de um membro do Corpo Editorial Científico (especializado dentro da área do artigo) para apoiar sua decisão. Nesse processo, os editores se certificarão de que o artigo cumpre os requisitos básicos para ser acolhido no processo editorial: – Relevância científica; – grau expressivo de contribuição teórica e/ou metodológica para a área de conhecimento; – Ineditismo; – correção da linguagem; – Boa apresentação geral; – Lista de referências bibliográficas que represente o estado da arte na temática tratada e abranja necessariamente os artigos publicados nos últimos cinco anos na academia brasileira e internacional; – Adequabilidade à política editorial e da seção para a qual foi submetido. Artigos que não estejam de acordo com esses requisitos básicos ou com os critérios e características técnicas exigidas pela RIFA (veja política editorial, políticas das seções temáticas e orientações aos autores) serão rejeitados pelo Editores.
2. A segunda etapa corresponde à avaliação anônima dos artigos encaminhados para publicação pelo sistema de avaliação às cegas dupla. Os artigos serão encaminhados pelos Editores a avaliadores ad hoc, escolhidos a partir de suas áreas de especialização, disponibilidades e cujas afiliações sejam de estados diferentes dos estados dos autores. Os Editores de Seção coordenam essa fase do processo editorial. Os artigos aprovados serão encaminhados ao Editor com sugestão para sua publicação. Os Editores podem eventualmente solicitar um parecer às cegas dupla de um membro do Corpo Editorial Científico (especializado na área do artigo) para apoiar sua decisão.
3. Na terceira etapa do processo de avaliação o Editor toma a decisão final sobre a publicação. Eventualmente o Editor pode solicitar a um membro do Comitê Científico que valide em um processo de avaliação às cegas dupla as etapas anteriores. Nesse caso, o artigo aprovado na fase anterior e os respectivos pareceres dos avaliadores ad hoc (não identificados) são encaminhados ao um membro do Comitê Científico (especializado na área do artigo) para análise e validação. Os artigos aprovados são apresentados e recomendados para publicação ao Editor pelo membro do Comitê Científico.
As atividades do processo editorial se pautam pelos seguintes critérios utilizados para avaliação dos artigos são os seguintes:
TÍTULO
Título reflete com precisão o que se pretendeu com o artigo
INTRODUÇÃO